Lugares para visitar

CASA DA BELINA

Labruja

O nome Labruja veio da palavra portuguesa laboriosa, devido ao nome da serra onde está localizada.
A antiga povoação remonta à história primordial de Portugal que, embora possa não ter existido durante a época romana, foi vila durante a civilização gótica.
Historicamente, o povoado cresceu a partir da vila do século IX, que se tornou centro de um mosteiro beneditino, fundado por Hermóigio, bispo de Tui. Labruja foi vicariato da Sé de Braga, e também, outrora, arcediago da Sé de Tui. O mosteiro beneditino de São Cristóvão de Labruja, foi fundado pelo Bispo de Tui, Hermoígio, que mandou construir em terras (Bandeira) sob o reinado do monarca Ordoño II de Leão. Este rei doou posteriormente o mosteiro à Sé de Lugo, em 915. Em 1125, Teresa transferiu este título para a Sé de Tui. A 1 de Dezembro de 1156, as igrejas de Cepões, Rendufe e metade de Romarigães foram transferidas para a administração de Tui.

CASA DA BELINA

Senhor do Socorro

O Santuário do Senhor do Socorro foi construído em 1773, tem uma só nave, capela-mor com lanternim e fachada rococó com duas torres. Apresenta-se com uma imponente escadaria ladeada de um muro repleto de figuras bíblicas e anjos. A tradicional romaria decorre no primeiro domingo de julho, juntando romeiros e forasteiros que ali confluem para apreciar a festa: os bombos a anunciar a festa, as bandas de música, os ranchos folclóricos, a animação popular durante o baile de sábado e a majestosa procissão de domingo.

CASA DA BELINA

Caminho Português para Santiago

O Caminho de Santiago é uma rota milenar que tem sido percorrida por milhões de Peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o túmulo do Apóstolo Tiago (Santiago). Desde então, pessoas de todo o mundo percorreram os caminhos que levam à Catedral, onde são veneradas as relíquias do Santo Apóstolo; dando origem a um fenômeno que sobrevive e se fortalece a cada dia. O Caminho é também uma oportunidade para descobrir a hospitalidade das gentes do Norte de Portugal e da Galiza. O enorme património arquitectónico, as suas tradições culturais centenárias e a rica gastronomia da região são de grande valor histórico. O Caminho Português de Santiago (Caminho Central) é a rota portuguesa mais importante e foi escolhido por milhões de peregrinos que vão a Santiago desde o século IX.

CASA DA BELINA

CAPELA DE SÃO JOÃO

É uma Capela antiga, envolta por um espaço bucólico que convida à reflexão e espiritualidade. Nas Memórias Paroquiais de 1758 diz-se que está nas faldas do monte chamado Carote. O Cruzeiro encontra-se um pouco mais à frente da Capela.

CASA DA BELINA

Passadiços

A freguesia da Labruja oferece muitos pontos de interesse quando falamos em encantos da natureza. São vários os pontos atrativos, que permitem fazer trilhos a pé ou de btt, em qualquer parte da freguesia, optando por menores ou maiores distâncias, conforme as capacidades de cada um. Destacam-se os Passadiços, Moinhos de Água e Parque de Lazer, formando um espaço único de lazer e percurso pedestre, bem como a Rota das Capelas, passando pelas capelas de Santa Ana ou Sant’Ana, S. João da Grova ou S. João Batista, Santuário do Senhor do Socorro, Senhora de Guadalupe e Senhora das Neves. Com o intuito de valorizar esses locais, tem vindo a ser desenvolvido um projeto de melhoramento desses percursos pedonais, estando em fase de conclusão os Passadiços, junto aos Moinhos de Água recuperados, incluindo o Parque de Lazer da Várzea, junto à ponte com o mesmo nome. Para a concretização dos percursos a pé, foram projetados vários Passadiços, incluindo pontes pedonais suspensas, que permitem ligar as duas margens do rio e contemplar as áreas envolventes, sempre com paisagens muito bucólicas, tornando-as de fácil contemplação. Incluída neste projeto, está também a recuperação de alguns Moinhos, os quais contam a história dos habitantes da aldeia, que comunitariamente moíam os cereais, por forma a satisfazer as suas necessidades na obtenção da farinha, para o seu uso na alimentação. Desta forma se faz a ligação entre vários pontos de interesse no turismo de natureza, onde se incluem os Moinhos de Água, os Passadiços e ainda o Parque de Lazer da Várzea, junto à ponte com o mesmo nome. Neste parque encontra-se em desenvolvimento, em fase final, um centro interpretativo, por forma a elucidar cada visitante sobre a história e objetivo destes locais.

CASA DA BELINA

Praia fluvial pé do negro

A Praia Fluvial Pé do Negro pode apelidar-se, sem qualquer exagero, como um paraíso no limite da freguesia da Labruja, com a freguesia de Bárrio e Cepões. Não tem horário de abertura nem fecho, sempre aberta para que quer visitar este local edílico no meio da natureza, local fantástico, onde todos se preocupam com a preservação da natureza sustentável, por ser um local de interesse público, histórico e de lazer, onde nos permitimos nadar, mergulhar, boiar, contemplar captar imagens e tudo o mais. O local começou por ser conhecido por “Poço do Pé do Negro”, por existir uma cascata sobre o poço, cuja profundidade não se conhecia, correndo livremente o rio para jusante desse poço. O local é muito visitado pelos habitantes locais, pelos familiares emigrantes que dele querem usufruir aquando do regresso de férias e por turistas que procuram a natureza, tornando-se um local com visita obrigatória, mesmo para maiores distâncias. O banho é refrescante, quando com temperaturas de verão, onde quem chega não quer sair, para poder relaxar à temperatura merecida.

CASA DA BELINA

Ponte de Lima

A vila de Ponte de Lima, a Vila mais antiga de Portugal, localiza-se no distrito de Viana do Castelo na região do Minho, a cerca de 40km da fronteira com Espanha. É banhada pelo rio Lima onde se praticam desportos náuticos, de entre os quais se destaca a canoagem, tornando-se conhecida mundialmente atráves do seu atleta multimedalhado (Fernando Pimenta), que cresceu a treinar no rio Lima. É um daqueles lugares surpreendentes, onde não imaginamos encontrar tanta beleza reunida. Cheia de charme e de história, é quase impossível sair dali sem ficar encantado com as construções seculares existentes e mantendo a natureza preservada.

CASA DA BELINA

Viana do castelo

Viana do Castelo é uma das mais bonitas cidades do norte de Portugal. A sua participação nos Descobrimentos portugueses e, mais tarde, na pesca do bacalhau mostram a sua tradicional ligação ao mar. A Viana do Castelo depressa se acede a partir do Porto, ou de Valença para quem vem de Espanha. Do monte de Santa Luzia pode observar-se a situação geográfica privilegiada da cidade, junto ao mar e à foz do rio Lima. Esta vista deslumbrante e o Templo do Sagrado Coração de Jesus, edifício revivalista de Ventura Terra, de 1898, podem ser o ponto de partida para visitar a cidade.

CASA DA BELINA

Aldeia de Sistelo

Sistelo é vencedora nacional das “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria de Aldeia Rural, em mais uma distinção da sua originalidade e encanto. Sistelo , antiga póvoa medieval, guarda ainda toda a beleza rural ancestral. Conhecida como “o pequeno Tibete português”, tem nos seus fabulosos socalcos uma marca identitária única em todo o país; moldados durante centenas de anos pela intervenção humana, são o ex-líbris da povoação e verdadeiros símbolos do convívio secular entre Homem e Natureza, criando uma paisagem de características e únicas. Retendo a terra, conduzindo as águas por um sistema específico de regadio e criando verdadeiras “escadas” de acesso vertical, os socalcos de Sistelo representam a forma inteligente e eco sustentada de obter provento agrícola e pecuário, sendo palco para criação das conhecidas raças autóctones de vacas Cachena e Barrosâ. A zona central da povoação guarda igualmente uma forte memória dos ritmos de então, com um núcleo de espigueiros, uma fonte e casario típico, para além da singular e misteriosa Casa do Castelo de Sistelo, edificada nos meados do século XIX. A excepcionalidade e elevado valor patrimonial de Sistelo conduziram a um processo de classificação “Paisagem Cultural”, na forma de Monumento Nacional/ Sitio de Interesse Nacional, a primeira do seu género em Portugal, abrangendo os lugares de Igreja, Padrão e Porta Cova.

CASA DA BELINA

Braga

Sendo uma das mais antigas cidades do país, Braga é uma cidade vibrante, cheia de jovens que estudam nas suas universidades. Construída há mais de 2000 anos, “Bracara Augusta” foi justamente fundada por Augusto, ficando numa das principais vias romanas da Península Ibérica, pois era sede administrativa do Império. A Diocese de Braga, província romana da Galécia, atual Galiza, é a mais antiga de Portugal e, na Idade Média, chegou a rivalizar com Santiago de Compostela em poder e importância. Aqui passava um dos Caminhos de Santiago, quando este culto começou a ter maior expressão, com a reconquista cristã e a fundação de Portugal.

CASA DA BELINA

Guimarães

Guimarães é considerada a cidade berço de Portugal porque aqui nasceu Afonso Henriques que viria a ser o primeiro rei de Portugal. Associado à formação e identidade de Portugal, o centro histórico de Guimarães, na zona que ficava dentro de muralhas, foi classificado Património Mundial pela Unesco com base nos valores de originalidade e autenticidade com que foi recuperado. A cidade ainda hoje possui um conjunto patrimonial harmonioso e preservado que se mostra em graciosas varandas de ferro, balcões e alpendres de granito, casas senhoriais, arcos que ligam ruas estreitas, lajes do chão alisadas pelo tempo, torres e claustros. Por momentos imaginamo-nos num cenário medieval, onde a nobreza foi construindo as suas moradias como a casa Mota Prego, o Palácio de Vila Flor, do Toural e tantos outros que dão a Guimarães uma atmosfera única.

CASA DA BELINA

Porto

Capital e porta de entrada da região norte, o Porto é uma cidade antiga que deu nome a Portugal e a um vinho conhecido nos quatro cantos do mundo: o Vinho do Porto. Com uma situação magnífica junto da foz do Douro e um conjunto arquitectónico de valor excepcional, o centro histórico do Porto é Património da Humanidade desde 1996. É a capital do Norte e 2ª cidade do país; a sua população empreendedora e com marcada vocação mercantil, desde sempre afirmou a sua vontade contra imposições e invasores, sendo por isso o Porto também conhecido como a "invicta" cidade. Para além do seu valor patrimonial, interessa descobrir no Porto a sua forte personalidade citadina e o seu tão singular carácter humano.

Casa da Belina

Atividades na natureza

Trilhos, Caminhos e Ciclismo

A casa Belina disponibiliza 2 Bicicletas, aproveite e  descubra as muitas opções de trilhos pedestres e cicláveis que pode usufruir.

O que interessa mesmo é poder respirar fundo, estar em comunhão com a natureza e sentir aquela tranquilidade ímpar que nos alimenta a alma.

Mel puro

A Casa Belina disponibiliza o mel puro produzido na regiao, obtido por processo artesanal, 100% natural. Produto de extrema qualidade do qual poderão fazer a sua prova.

PHOTO-2022-08-24-17-02-45